terça-feira, 5 de agosto de 2008

Aspectos Fisíograficos da Rússia.


A Rússia é atravessada por quatro climas, ártico, subártico, temperado e subtropical. A ordem das estações pode ser classificada assim: Inverno longo e nevoso - Primavera temperada - Verão curto e quente - Outono chuvoso e varia muito ao longo do território russo.
Na zona central da Rússia encontram-se as florestas mais claras, mistas, dominadas por bétulas, álamos, carvalhos. As florestas das zonas centrais estão divididas por estepes. A maior parte de
estepes é lavrada e semeada por trigo, centeio, milho, girassol, etc.
O relevo é variado: dominam planícies e vales em 3/4 do território. As planícies do Leste-Europeu e da Oeste-Siberiana, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta. O ponto mais elevado é o monte Elbrus, com uma altitude de 5633 metros, que é também o ponto mais
alto da Europa.
O território russo compreende o lago Ladoga, que é o maior da Europa, o lago Baikal, o lago Onega, entre outros. A Rússia possui a maior bacia hidrográfica da Ásia denominada de Bacia do Obi com 2.975.000 m²[17].
37.000 km de costa delimitam a Rússia dos oceanos Árctico e Pacífico e também do mar Negro e do Cáspio sem esquecer a zona dos Balcãs. Os oceanos representam uma importante fonte de riqueza para o país: o petróleo e o peixe são produtos obtidos naquelas zonas.

Aspectos Fisíograficos do Chile


Distinguem-se no Chile cinco tipos de formações: as Planícies Litorâneas, a Cordilheirada Costa, a Depressão Intermediária, a Cordilheira dos Andes, as PlaníciesPatagônicas e os Campos de Gelo. O relevo do Chile é um elemento geográfico decisivo para seu povoamento e para asua economia. O Chile é um país de montanhas, as planícies representam somente20% da sua superfície. Este traço condiciona fortemente a distribuição de suapopulação, que se concentra sobre as Planícies Litorâneas e na DepressãoIntermediária.O norte do país é desértico (puna) Atacama, de Arica a Antofagasta. O centro, de climamediterrâneo, é lugar de grande fertilidade, banhado pelos rios Maipo, Bio-Bio eImperial. O sul, frio, apresenta uma região de exuberantes florestas e belíssimos lagos,de grande atrativo tur ístico.Os numerosos rios do Chile são relativamente curtos, nascem em geral nos Andes efluem em direção oeste até o Pacífico.